Descrição de chapéu Café da Manhã

Como doação para testes de Covid-19 foi parar em programa de Michelle Bolsonaro; ouça podcast

Projeto Pátria Voluntária repassava recursos para instituições evangélicas ligadas a Damares

São Paulo

Em uma reportagem publicada nesta quinta-feira (1), a Folha revelou que uma doação de R$ 7,5 milhões feita pelo frigorífico Marfrig para a compra de testes rápidos para o novo coronavírus foi repassada ao programa Pátria Voluntária, coordenado pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Um dos pilares do programa é receber doações privadas e direcionar os recursos para organizações sociais. Outra reportagem, publicada na quarta (30), mostrou que o Pátria Voluntária repassou dinheiro de doações a instituições missionárias evangélicas ligadas à ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos).

Os repasses foram feitos sem um edital de concorrência. Os recursos foram destinados à distribuição de cestas básicas para famílias vulneráveis.

A Casa Civil ainda não se manifestou sobre o remanejamento da doação para o programa. Já a assessoria de Damares justificou o repasse afirmando que a entidade que recebeu os recursos "reúne mais de 50 instituições com capilaridade em todo o território nacional para apoiar as ações do programa Pátria Voluntária”.

O Café da Manhã desta sexta (2) explica o caso em entrevista com a repórter da Folha Constança Rezende, responsável pela investigação.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.