Descrição de chapéu Café da Manhã Rio na mira

O ativismo das mães de jovens mortos pela polícia; ouça podcast

Grupo de mulheres auxiliou STF em decisão que proibiu operações policiais no Rio de Janeiro durante a pandemia

São Paulo

Em julho, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin suspendeu as operações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia do novo coronavírus. Fachin deu uma liminar em uma ação apresentada pelo PSB em nome de vários movimentos sociais que questionava a política de segurança pública do estado. Depois, a decisão foi aprovada no plenário da Corte e está em vigor – só pode haver operação em casos excepcionais e com comunicado por escrito ao Ministério Pùblico.

Para entender como estão as favelas do Rio depois da decisão, a Folha lançou a série de reportagens Rio na Mira. As matérias analisam o efeito que a estratégia de confronto das polícias militar e civil tem nos moradores das comunidades e nos policiais. Além disso, contam a história do ativismo das mães que tiveram filhos mortos por policiais – e da luta delas por justiça.

No episódio desta sexta (23) do Café da Manhã, as repórteres Thaiza Pauluze e Júlia Barbon, que participaram da série, discutem os efeitos da decisão do STF na segurança no Rio de Janeiro – e analisam o resultado da militância das mães de jovens mortos pelas forças de segurança.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.