Descrição de chapéu Café da Manhã

A crise política que derrubou presidentes no Peru; ouça podcast

Após impeachment e renúncia, país tem três presidentes em apenas uma semana

São Paulo

O Peru vive uma crise política desde a renúncia do presidente Pedro Pablo Kuczynski em 2018. Kuczynski era acusado de corrupção e se afastou para evitar ser destituído. Seu vice, Martín Vizcarra, foi empossado e governou por pouco mais de dois anos até ser afastado em um processo de impeachment. O parlamento peruano derrubou Vizcarra com base em um artigo da constituição que prevê a destituição por “incapacidade moral”.

Vizcarra foi sucedido pelo presidente do Congresso, Manuel Merino, que ficou no cargo por apenas cinco dias, após protestos de rua contra o impeachment de seu antecessor exigirem sua saída. Quem está no poder agora é o deputado centrista Francisco Sagasti.

Para entender a sucessão de eventos e presidentes pela qual passa o país vizinho, o episódio desta quarta (18) do Café da Manhã conversa com a correspondente da Folha em Buenos Aires, Sylvia Colombo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.