A questão racial em 2020 e os caminhos para o futuro; ouça podcast

Episódio faz retrospectiva do debate sobre o racismo e discute o impacto dele na vida de pessoas negras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta sexta (20) é Dia da Consciência Negra, data criada em 2003 para refletir sobre o racismo no Brasil e para relembrar a luta das pessoas negras. Mas uma série de fatos ---os protestos nos Estados Unidos, a implantação de um sistema de cotas financeiras para negros nas eleições do Brasil, entre outros--- fizeram de 2020 um período marcante para o debate da questão racial.

Os acontecimentos de 2020 levantaram uma questão: como cada um pode colaborar para uma sociedade antirracista? No episódio desta sexta-feira (20), o Café da Manhã faz uma retrospectiva de como a questão racial foi tratada neste ano e discute o passo a passo para chegar a uma postura de combate ao racismo. O podcast conversa com a psicóloga Clélia Prestes, do Instituto AMMA Psique e Negritude, sobre o impacto do racismo na vida das pessoas negras.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pela jornalista Natália Silva, com produção dela e de Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.