Descrição de chapéu Café da Manhã

O jingle 'O Homem Disparou' e as campanhas eleitorais pré-fabricadas; ouça podcast

Produzidos por empresas, conteúdos prontos para candidatos ganham força nas eleições municipais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O músico piauiense César Araújo compôs e canta a música “O Homem Disparou”, que ele mesmo chama de “hit das eleições 2020”. Sem identificar nome, número ou cidade do candidato, a música no estilo pisadinha foi utilizada por mais de 200 candidatos nas eleições municipais deste ano —mas César estima que o número real pode ser dez vezes maior, já que muitas utilizam sem pedir permissão.

O hit é parte de um movimento que tem crescido —os conteúdos eleitorais pré-fabricados, usados por candidatos a vereadores e prefeitos em cidades pequenas do interior do país. Com a redução do teto de gastos com campanhas e a proibição de financiamento empresarial, as equipes ficaram enxutas, e muitos candidatos optam por comprar conteúdos prontos. Com isso, se fortalecem empresas que oferecem serviços do tipo, como pacotes com sugestões diárias de posts em redes sociais ou com imagens e slogans prontos.

O episódio do Café da Manhã desta quinta (12) conversou com o César Araújo para falar do hit “O Homem Disparou”, com a jornalista da Folha Paula Soprana, que junto com o repórter Renan Marra escreveu sobre empresas que vendem conteúdos do tipo. O podcast também entrevistou Marcelo Vitorino, que é dono de uma dessas empresas.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com roteiro e produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.