Descrição de chapéu Café da Manhã Coronavírus

O novo aumento de casos e internações por Covid-19 no Brasil; ouça podcast

Estados registram crescimento no número de infectados, e hospitais têm salto na ocupação de leitos

São Paulo

Restaurantes, bares, festas e praias lotados voltaram a ser cenas comuns no Brasil. Com a reabertura cada vez maior de serviços em várias cidades do país, a pandemia parecia estar arrefecendo. Mas os números de infecções e internações por Covid-19 começaram a subir novamente nas últimas semanas –e podem piorar, com a chegada das festas de fim de ano.

Um grupo de infectologistas de São Paulo escreveu uma carta coletiva em que alerta para o aumento expressivo de casos, a lotação de leitos e a exaustão de equipes médicas. No texto revelado pela Folha, eles recomendam o "isolamento domiciliar".

Na rede hospitalar municipal da capital do Rio de Janeiro e na rede privada do estado, a ocupação de UTIs supera os 90%. E a prefeitura já pede a reabertura de espaços para o atendimento de pacientes com suspeita de contaminação.

Para explicar esses sinais de alerta, o Café da Manhã desta quinta (19) conversou com a Cláudia Collucci, repórter da Folha especializada em saúde.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.