Descrição de chapéu Café da Manhã

O que aponta o resultado das eleições municipais; ouça podcast

Repórter analisa a votação nas cidades e comenta os efeitos sobre a política no país

São Paulo

Com um calendário diferente do usual e um protocolo sanitário a seguir, brasileiros foram às urnas neste domingo (15) para eleger prefeitos e vereadores.

O prazo para a divulgação dos resultados também não foi o esperado. Mas esta mudança não teve relação com a pandemia do novo coronavírus. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve problemas em um supercomputador que soma os dados enviados pelos TREs (tribunais regionais eleitorais). Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, isso não afetou a coleta de votos nem o resultado. Mas nas redes bolsonaristas, postagens colocaram em dúvida a votação na urna eletrônica, mesmo sem provas que apontassem sinais de fraude.

As primeiras horas de apuração confirmaram projeções que apareciam nas pesquisas. Em várias capitais e grandes cidades, o sinal foi de continuidade ou retorno de velhos conhecidos dos eleitores. Com os números apontando o fracasso de candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ele apagou o post em que pedia votos para políticos como Celso Russomanno (Republicanos), candidato em São Paulo, e Marcelo Crivella (Republicanos), que tentava a prefeitura do Rio de Janeiro.

No episódio desta segunda-feira (16), o repórter Igor Gielow analisa a votação nos municípios e o jogo de forças nessas disputas pelo país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.