Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast analisa como Louro José e outros bonecos marcaram a TV brasileira

Expresso Ilustrada fala sobre Garibaldo, da 'Vila Sésamo', Julio, de 'Cocoricó', e Gato Pintado, de 'Castelo Rá-Tim-Bum', entre outros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No domingo (1º), morreu Tom Veiga, o responsável por dar vida ao boneco Louro José, famoso papagaio que foi o braço direito de Ana Maria Braga no “Mais Você”, da Globo. Além de causar comoção generalizada, a morte do Louro José jogou luz sobre a importância desses personagens feitos de espuma, tecidos, plástico e outros materiais, que são figuras queridas e estão na tradição da TV brasileira.

O episódio do Expresso Ilustrada desta semana relembra momentos marcantes do Louro José e também resgata a história de outros bonecos famosos, como Garibaldo (da “Vila Sésamo”), Júlio (de “Cocoricó”), Melocoton (que acompanhava a Eliana), Priscila (da TV Colosso), Xaropinho (do “Programa do Ratinho”) e os cavalinhos do “Fantástico”.

Esses bonecos estão na memória afetiva dos brasileiros e são resultado do trabalho de criadores anônimos para o grande público. Os bonequeiros, que estão por trás dos panos, são as vozes e a alma desses personagens, que têm apelo pelas personalidades exageradas e honestas.

Para relembrar esses personagens, o podcast de cultura da Folha conversou com o marionetista Fernando Gomes, responsável por dar vida a personagens como o Júlio do “Cocoricó”, o Gato Pintado do “Castelo Rá-Tim-Bum” e o Garibaldo da “Vila Sésamo”, além de Ulisses Tavares, diretor da companhia de teatro de bonecos Giramundo.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva e Laila Mouallem, e o roteiro é de Leonardo Sanchez, repórter da Ilustrada e que também participa do programa, apresentado por Lucas Brêda e Carolina Moraes.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify
iTunes
Deezer
Google Podcasts
Castbox
Stitcher

0
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.