Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast discute como a era Trump acirrou as disputas de narrativa na cultura pop

Durante o governo do presidente mais sem filtros dos EUA, movimentos como Me Too e Vidas Negras Importam ganharam força

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não é exagero dizer que, durante os anos de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos, a cultura pop ficou mais militante e engajada —ou melhor, foi obrigada a sair de cima do muro. Obras que retratam a experiência de ser mulher, negro, imigrante ou LGBT no país, por exemplo, ganharam conotação política em meio a uma disputa de narrativas e identidades nos últimos anos.

O episódio do Expresso Ilustrada desta semana analisa o legado do mais polêmico dos presidentes americanos na cultura pop e nos institutos artísticos. A era Trump foi marcada por protestos em premiações e pelo crescimento dos movimentos Me Too e Vidas Negras Importam, além de obras políticas como "This is America", de Childish Gambino, e a turnê "Us + Them", de Roger Waters.

Para entender os reflexos do presidente na cultura, o podcast ouviu Giselle Beiguelman, artista plástica e professora da Universidade de São Paulo e Jason Farago, crítico de arte do jornal The New York Times. Também participam Marcos Augusto Gonçalves, editor da Ilustríssima, Silas Martí, editor do núcleo de cultura deste jornal e Anna Virginia Balloussier, repórter especial da Folha.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva, e o roteiro é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também apresentam o programa.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

0
Logo do podcast Expresso Ilustrada
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.