A pane no Google e a dependência das grandes empresas de tecnologia; ouça podcast

Instabilidade dos serviços da gigante da internet chama atenção para concentração no mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Google ficou fora do ar ou instável em vários países do mundo nesta segunda-feira (14), inclusive no Brasil. Em um comunicado, a empresa americana, responsável por YouTube, Gmail e Google Drive, disse que foi um problema no sistema de autenticação, e que todos os serviços foram restaurados 45 minutos depois.

O caso chamou atenção para a dependência das grandes empresas de tecnologia, que atuam em um mercado concentrado –questão que se tornou alvo de autoridades de vários países. No dia 9 de dezembro, a Comissão Federal de Comércio dos EUA abriu um processo antitruste contra o Facebook em uma tentativa de reverter essa tendência. O órgão acusou a empresa de utilizar “uma estratégia sistemática para eliminar ameaças ao seu monopólio”.

O episódio desta terça (15) do Café da Manhã conversa com Yasodara Córdova, especialista em internet e pesquisadora na Kennedy School, da Universidade Harvard, sobre a dependência das “big techs” e as consequências dessa concentração.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Andressa Motter, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.