Os bastidores políticos na disputa pelo 5G brasileiro; ouça podcast

Alas do governo Bolsonaro alinhadas com os EUA querem restringir Huawei no mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo federal deve realizar no primeiro semestre do ano que vem o leilão do 5G, que será um dos mais importantes do mundo. A quinta geração da internet não apenas é mais rápida, como deve possibilitar a chamada internet das coisas, com eletrodomésticos e veículos conectados.

No entanto, a disputa geopolítica entre Estados Unidos e China pode deixar os equipamentos da chinesa Huawei fora do leilão do 5G brasileiro. A empresa atua no país há 22 anos e sua tecnologia está em 40% das redes 3G e 4G do país.

A ala ideológica do governo federal está alinhada com a gestão de Donald Trump, que acusa a empresa chinesa de vazar dados para o Partido Comunista Chinês e restringiu as operações da empresa no país. Mas, nos bastidores do governo brasileiro, as opiniões sobre a restrição da Huawei no Brasil divergem.

No episódio desta quarta (8), o Café da Manhã conversa com o repórter da Folha Julio Wiziack sobre as disputas em torno do 5G no país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Jéssica Maes, com produção de Andressa Motter, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.