Descrição de chapéu Café da Manhã

Os detalhes do acordo que deu fim à saga do brexit; ouça podcast

Pacto regula relações comerciais a partir de 2021 e sela separação entre Reino Unido e União Europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos momentos finais de 2020, chegou ao fim a saga do brexit. Depois de meses de negociação, Reino Unido e União Europeia enfim fecharam um acordo comercial que define a relação entre eles a partir do ano que vem.

O passo, anunciado na véspera de Natal, era o que faltava para selar o divórcio que monopolizou a política europeia desde junho de 2016, quando num plebiscito, 52% da população votou para que o Reino Unido deixasse o bloco.

Em meio ao aumento de casos de Covid-19, a descoberta de variantes do vírus e o fechamento de fronteiras com o Reino Unido, os britânicos temiam que a entrada em 2021 sem um acordo gerasse desabastecimento –o que acelerou as negociações.

No Café da Manhã desta segunda-feira (28), o repórter Bruno Benevides conta o que deve acontecer nos próximos dias e nos próximos anos com a relação entre Reino Unido e União Europeia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pela jornalista Magê Flores, com produção de Jéssica Maes. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.