Descrição de chapéu Café da Manhã

Os impactos e os questionamentos sobre a Lei da Ficha Limpa; ouça podcast

Decisão de ministro indicado por Bolsonaro encurta tempo de inelegibilidade de condenados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro Kassio Nunes Marques, primeiro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu no sábado (19) uma decisão liminar que afrouxa a Lei da Ficha Limpa. Na prática, a ordem encurta o tempo pelo qual um condenado não pode ser eleito.

A liminar gerou críticas de movimentos de combate à corrupção, colocou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) diante de um impasse e reacendeu debates sobre a lei.

Sancionada em 2010 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a norma estabelece que políticos condenados por decisões colegiadas ou em processos com trânsito em julgado ficam impedidos de disputar eleições por pelo menos oito anos. Quem fosse cassado ou renunciasse para evitar cassação também seria barrado.

No episódio desta quarta-feira (23), o Café da Manhã conversa com o advogado especialista em direito eleitoral Francisco Almeida Prado sobre o surgimento, importância e os questionamentos em torno da Lei da Ficha Limpa.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Andressa Motter e Jéssica Maes. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.