Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que o PIB cresceu no terceiro trimestre e o que esperar do futuro; ouça podcast

Resultado de 7,7% é abaixo do esperado pelo governo e mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A economia brasileira teve crescimento recorde no terceiro trimestre de 2020. A expansão no PIB (Produto Interno Bruto) foi de 7,7% na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta quinta (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No entanto, isso não significa que o Brasil tenha revertido todas as perdas com a pandemia. Em comparação com o mesmo período no ano passado, a queda no PIB foi de 3,9%, e no acumulado do ano, a retração foi de 5%.

Segundo o IBGE, o Brasil voltou ao patamar do início de 2017, quando começou a sair da recessão que atingiu o país de 2014 a 2016.

Para entender esses resultados e o que eles sinalizam para o Brasil daqui para frente, o Café da Manhã desta sexta (4) conversa com os repórteres da Folha Eduardo Cucolo e Nicola Pamplona.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Jéssica Maes, com produção de Andressa Motter, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.