Descrição de chapéu Folha na Sala

Crise na pandemia: 'Tive de fechar minha escola após 39 anos'

Podcast traz relato da diretora do Barquinho de Papel, uma das quase 3.000 escolas que foram fechadas no país em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Por quatro décadas a vida da professora Elaine Casagrande, 63, girou em torno do Barquinho de Papel, escola fundada por ela em 1980, em Belo Horizonte (MG). “Eu casei, eu trabalhava na escola. Eu tive os meus três filhos, eu trabalhava na escola. Em todos esses anos passamos muitas dificuldades, mas todas superáveis”, lembra Elaine.

A instituição era modesta: atendia cerca de 50 alunos de 1 a 5 anos em um bairro de classe média da capital mineira. Foi uma das quase três mil escolas infantis que tiveram de fechar suas portas em 2020 por causa da pandemia, segundo dados da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep).

De acordo com o presidente da Fenep, Ademar Batista Pereira, quase metade das instituições privadas de ensino do Brasil são pequenas escolas de educação infantil, com menos de 300 alunos e foram as maiores vítimas da pandemia “A escola de educação infantil de zero a 3 anos perdeu praticamente 100% dos contratos, ou seja, algo como um milhão e 300 mil contratos. Foram 2.000 pequenas empresárias, nessa área a maioria é mulher, que dedicaram em média mais de 20 anos de trabalho, e agora desanimaram.”

Seis crianças se abraçam em um círculo vestindo uniforme escolar
Crianças da escola Barquinho de Papel, de Belo Horizonte (MG), que fechou devido à crise na pandemia - Acervo Pessoal

A história completa da Elaine Casagrande você escuta no Folha na Sala desta semana. Esse episódio é parte de uma série especial que ouve os relatos de professores de como está sendo ensinar durante a pandemia.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.