Descrição de chapéu Café da Manhã enem

O Enem em meio à nova onda da Covid-19; ouça podcast

Exame enfrenta pressão por adiamento e críticas sobre protocolos de segurança às vésperas de sua realização

São Paulo

A primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está prevista para o próximo domingo (17) –em meio ao agravamento da Covid-19 no país, que voltou a ter a média móvel de mortes pela doença próxima de mil. Entidades estudantis pressionam pelo adiamento da prova, enquanto o MEC (Ministério da Educação) se recusa a ceder novamente.

Originalmente prevista para novembro de 2020, a data foi postergada em maio passado, sob resistência do governo federal. Desde então, dois titulares do MEC caíram. O atual ministro, Milton Ribeiro, disse em entrevista à CNN Brasil que o novo adiamento era pedido por uma minoria barulhenta.

A pasta afirma ter adotado medidas de segurança para evitar a contaminação dos participantes, o que vem sendo contestado por especialistas. Na quarta-feira (13), a Prefeitura de Manaus decidiu que não vai liberar escolas municipais para a aplicação do exame.

O Café da Manhã desta quinta-feira (14) conversa com a repórter de educação da Folha Isabela Palhares sobre a situação do Enem e dos estudantes que dependem dele para entrar nas universidades.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Magê Flores, com produção de Bianka Vieira, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.