Descrição de chapéu Café da Manhã

O risco de falta de insumos para a produção de vacinas no Brasil; ouça podcast

Instituto Butantan e Fiocruz dependem de material vindo da China para fabricar imunizantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o início da imunização em vários estados do país nesta segunda-feira (18), o Brasil busca ampliar sua capacidade de produção de vacinas contra a Covid-19. O Instituto Butantan pretende distribuir até março mais 40 milhões de doses da Coronavac, única vacina disponível no país por enquanto. Quatro milhões já estão prontas e 36 milhões ainda serão produzidas, mas dependem de matéria-prima vinda de fora.

O Butantan só tem estoques de insumos para formular vacinas até o fim de janeiro, com uma das matérias-primas necessárias parada em um aeroporto em Pequim. As doses distribuídas pelo Brasil até agora devem durar poucos dias e não garantem sequer a imunização dos grupos prioritários, como profissionais de saúde e idosos.

No episódio desta terça (19) do Café da Manhã, o repórter da Folha Igor Gielow fala sobre a corrida por insumos no mundo todo, como o Brasil se posiciona nessa disputa e quais os impactos na campanha de vacinação do país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Jéssica Maes e Bruno Boghossian, com produção de Bianka Vieira, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.