Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast reúne o que se sabe sobre variante amazonense do coronavírus; ouça

Cepa brasileira tem mutações em comum com as encontradas no Reino Unido e na África do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De acordo com um estudo da Fiocruz Amazônia, a nova variante do coronavírus de Manaus já é prevalente na capital do Amazonas e também foi observada no interior do estado. A disseminação da variante, que foi identificada primeiro pelas autoridades de saúde no Japão, acende um alerta.

A cepa brasileira tem mutações em comum com aquelas encontradas no Reino Unido e na África do Sul. As três variantes evoluíram de forma independente, sem relação de parentesco entre elas. Por isso, as características em comum, de acordo com especialistas, apontam que essas mutações trazem alguma vantagem para o vírus.

Nesta terça (26), o Café da Manhã trata da variante amazonense e o que ela nos conta sobre a evolução do novo coronavírus. O episódio tem entrevistas com o pesquisador da Fiocruz Felipe Naveca, responsável pelo sequenciamento e pela identificação da variante, e com a repórter da Folha Ana Bottallo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Magê Flores e Jéssica Maes com produção de Bianka Vieira, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.