Descrição de chapéu Café da Manhã petrobras

A alta do preço dos combustíveis e a pressão política sobre o governo; ouça podcast

Presidente, que convocou equipe econômica, se divide entre críticas de apoiadores e sinalização ao mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Petrobras anunciou nesta segunda (8) um novo reajuste dos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha vendidos nas refinarias.

Críticas de caminhoneiros ao aumento, que é o terceiro em 2021, levaram o presidente Jair Bolsonaro a convocar uma reunião com o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e com a equipe econômica para buscar soluções.

Entre as ideias do presidente, está a diminuição de tributos federais sobre os combustíveis —o que, por sua vez, pode criar um problema de arrecadação. Bolsonaro também quer mudanças no ICMS, imposto cobrado pelos estados.

O presidente é pressionado por seguidores de sua base, que reclamam da alta, enquanto o mercado se preocupa com uma eventual intervenção nos preços definidos pela Petrobras.

O episódio desta quarta (10) do Café da Manhã conversa com o repórter da Folha Nicola Pamplona sobre como funciona a política de preços da petroleira e como o governo Bolsonaro têm reagido às pressões diante do reajuste de preços.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.