A operação que investigou juízes na Bahia e prendeu um falso cônsul; ouça podcast

Repórter detalha apuração sobre esquema de venda de decisões judiciais para beneficiar grilagem de terras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deflagrada pela Polícia Federal em 2019, a Operação Faroeste começou investigando grilagem de terras na divisa da Bahia com o Piauí e o Tocantins e se tornou a principal investigação sobre suspeita de venda de decisões judiciais no Brasil.

Até agora, oito magistrados foram afastados, uma desembargadora está em prisão preventiva há mais de um ano e outra negocia uma delação premiada. Também estão envolvidos na investigação um empresário que se passava por cônsul de Guiné-Bissau, uma ex-vocalista da Timbalada e um joalheiro que circula na elite baiana.

O Café da Manhã desta quarta (24) conversa com o repórter José Marques, que escreveu com João Pedro Pitombo uma série de reportagens sobre a operação na Folha. Ele conta o que a investigação descobriu sobre o esquema de venda de decisões e quem ele beneficiava.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.