Descrição de chapéu Folha na Sala

Diretora de Manaus supera Covid-19 duas vezes e vai em busca de alunos de canoa

Podcast conta como é a busca ativa em comunidades rurais de Manaus em meio ao pico da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Folha na Sala desta terça (23) conta a história da professora Iolanda Migueis da Silva, de Careiro da Várzea (AM), região metropolitana de Manaus, que se contaminou duas vezes com o coronavírus e, no meio da pandemia, organizou um programa de busca dos estudantes que estavam com dificuldades no ensino remoto.

Iolanda dirige a escola Tancredo de Almeida Neves, que fica às margens da BR-319, que liga Manaus ao resto do país. Seus alunos vêm de povoados distantes na floresta, onde falta até energia elétrica e de comunidades vulneráveis na beira do rio Amazonas.

A professora Iolanda Migueis (à dir.) com moradores da comunidade de Capitari, em Careiro da Várzea (AM)
A professora Iolanda Migueis (à dir.) com moradores da comunidade de Capitari, em Careiro da Várzea (AM) - Arquivo Pessoal

Após ter sido diagnosticada com Covid pela primeira vez, em abril, e passar 60 dias afastada se recuperando, Iolanda perdeu familiares para a doença, 12 no total.

Na volta, ao notar que parte de seus alunos não estava respondendo às atividades, organizou um programa de busca ativa com os professores, que iam de canoa e trilha até a casa das famílias de seus estudantes.

A professora se contaminou uma segunda vez com o coronavírus em janeiro, agora com a variante manauara, que tem se alastrado pelo país. Recuperada, faz planos para 2021.

Esse episódio é parte de uma série especial que ouve os relatos de professores de como está sendo ensinar durante a pandemia.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.