Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Folha estreia podcast sobre neuroses modernas com Tati Bernardi

Meu Inconsciente Coletivo terá 'sessões de terapia' da escritora com grandes psicanalistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Estreia nesta sexta-feira (5) o podcast Meu Inconsciente Coletivo, apresentado pela escritora e colunista da Folha Tati Bernardi. No programa de áudio, Tati conversa com grandes profissionais da psicanálise e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia: maternidade, angústia, pânico, remédios, síndrome do impostor e fetiches estranhos. As neuroses são as mesmas, mas o analista muda a cada episódio.

“Eu comecei a estudar Freud, Lacan e Winnicott há uns cinco anos. A princípio apenas como interesse intelectual, mas fui me apaixonando e quem sabe eu não começo a atender um dia? Eu procurava um podcast sobre o tema para ouvir, e os legais são bem raros. Daí resolvi inventar esse”, diz a colunista.


No primeiro episódio, Tati fala sobre dor crônica e outras histerias modernas com a psicanalista Vera Iaconelli, também colunista da Folha e criadora do Instituto Gerar.

Participam ainda do podcast os psicanalistas Daniel Kupermann, Christian Dunker, Ilana Katz, Maria Homem, Paulo Schiller, Alvaro Ancona, Kwame Yonatan, Lucas C. Bulamah, Pedro Ambra, Bel Tatit e João Haddad.

“Escolhi profissionais que eu já curtia e outros que conheci pesquisando na internet e passei a admirar. Quase todos têm uma ligação forte ou com a literatura ou com o humor. E eu sabia que topariam a brincadeira justamente por isso. O que fazemos ali é uma espécie de 'autoficção psicológica muito séria e com humor’”, conta Tati.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. A edição de som é de Natália Silva.

O Meu Inconsciente Coletivo passa a integrar o catálogo de programas em áudio coordenados pela editoria de Podcasts da Folha, que reúne produtos como o Café da Manhã, podcast diário de notícias em parceria com Spotify; Expresso Ilustrada, sobre cultura; Ilustríssima Conversa, de entrevistas com autores de não ficção; e Boletim Folha, com o resumo do noticiário em duas edições diárias. A lista tem hoje 13 programas.

Meu Inconsciente Coletivo
Quando
às sextas, 8h
Onde nas principais plataformas de podcast

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas do país - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.