Descrição de chapéu Café da Manhã senado

O que muda na prática com a autonomia do Banco Central; ouça podcast

Projeto que cria mandato para direção do órgão foi aprovado nesta quarta (10) pelo Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (10) um projeto de lei que cria um mandato para o presidente do Banco Central. O projeto tem o objetivo de aumentar a autonomia do órgão, cuja função é determinar a política monetária do país —o que significa principalmente controlar a inflação aumentando ou diminuindo a taxa de juros, entre outras atribuições. O texto segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, que apoia a medida.

Defensores da proposta argumentam que um Banco Central blindado de pressão do Palácio do Planalto teria mais segurança para aplicar a política monetária livre de preocupações eleitorais. Já críticos acreditam que isso retira o BC do controle de um mandatário eleito, e deixa o órgao ainda mais suscetível à pressões do mercado financeiro.

O episódio desta quinta (11) do Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Vinicius Torres Freire sobre os efeitos práticos do projeto de lei aprovado na quarta —e sobre qual a motivação do governo Bolsonaro em apoiar a autonomia do Banco Central.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.