Descrição de chapéu Café da Manhã petrobras

Os efeitos da intervenção de Bolsonaro na Petrobras; ouça podcast

Após aumento de preço de combustíveis, governo decidiu trocar presidente da estatal e gerou perdas bilionárias para a empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de insinuações de que haveria mudanças na Petrobras, o governo Jair Bolsonaro anunciou na sexta-feira (19) que o novo presidente da empresa vai ser o general Joaquim Silva e Luna --ele substitui o atual chefe da estatal, Roberto Castello Branco.

O anúncio vem depois de a Petrobras promover mais um aumento no preço dos combustíveis neste ano, o que é visto como ruim para a popularidade do governo e gerou críticas do presidente Bolsonaro.

Ao mesmo tempo, a decisão do governo foi mal recebida pelo mercado e gerou um desembarque de investidores das ações da companhia, diante do medo de que haja uma intervenção na política de preços da empresa. Na sexta, a petroleira perdeu R$ 60 bilhões de valor de mercado, e a expectativa é que o número chegue a R$ 100 bilhões nesta segunda-feira (22).

Para entender os efeitos da intervenção do governo na Petrobras e os bastidores dessa crise no governo, o Café da Manhã desta segunda conversa com os repórteres da Folha Nicola Pamplona e Bernardo Caram.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Maurício Meireles. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.