Descrição de chapéu Café da Manhã STF

Anulação de processos pode gerar 'duelo de titãs' entre Lula e Bolsonaro, diz cientista político; ouça

Decisão de Fachin que anulou processos contra ex-presidente abre caminho para candidatura de petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou ontem a anulação de todos os processos contra o ex-presidente Lula que corriam na 13ª Vara Federal da Justiça Federal de Curitiba, responsável pelos primeiros casos da Lava Jato.

Assim, as condenações que impediam o petista de concorrer a cargos públicos não têm mais efeito --e ele pode se candidatar à Presidência nas próximas eleições, em 2022.

Lula tinha sido condenado em duas ações penais, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, nos casos do tríplex de Guarujá (SP) e do sítio de Atibaia. O ministro entendeu que a vara não poderia ter julgado os casos e determinou que eles recomecem, agora na Justiça do Distrito Federal.

Para entender as bases da decisão de Fachin, o Café da Manhã desta terça (9) conversa com Matheus Teixeira, repórter da sucursal da Folha em Brasília. O programa entrevista ainda o cientista político Christian Lynch, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Guilherme Botacini, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.