Descrição de chapéu Café da Manhã

O peso da pandemia para as mulheres; ouça podcast

Para muitas, isolamento trouxe sobrecarga e escancarou má divisão de funções com parceiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chegada no novo coronavírus não impactou a todos da mesma maneira —mulheres, especialmente as que são mães, viram a carga diária de trabalho ficar ainda maior ao acumular profissão, tarefas domésticas e mais cuidados com os filhos. Em muitos lares a pandemia escancarou a distribuição desigual de funções entre homens e mulheres.

As consequências disso aparecem em números: enquanto 16% das mães estão dispostas a mudar para um emprego menos demandante para cuidar dos filhos, só 9% dos homens consideram essa opção. Cerca de 75% das mães com crianças com menos de 10 anos dizem que o maior desafio da pandemia é a falta de escola ou creche, mas só 54% dos país dizem o mesmo. Os dados são do Datafolha/C6 Bank, Gênero e Número, e da Sempreviva Organização Feminista. A sobrecarga que a pandemia trouxe para as mulheres pode representar um retrocesso nas conquistas delas por direitos.

No episódio desta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Café da Manhã traz os relatos de duas mulheres sobre esse período e uma conversa com a repórter da Folha Fernanda Mena, que se debruçou sobre o tema para uma reportagem.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores com produção de Guilherme Botacini, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.