Descrição de chapéu Café da Manhã

Quem são e o que pensam os militares no governo Bolsonaro; ouça podcast

Professor analisa geração formada no fim da ditadura que hoje ocupa cargos do alto escalão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ainda na campanha eleitoral de 2018, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deixou claro que as Forças Armadas teriam papel de destaque em seu governo. Com origem nos quartéis, ele montou uma Esplanada em que militares ocupam 9 dos 22 ministérios.

Milhares de militares também estão espalhados em cargos da administração federal e em quase um terço das 46 estatais controladas pelo governo. A militarização rendeu críticas a Bolsonaro e, em alguns casos, levantou dúvidas sobre o papel desempenhado pelas Forças Armadas, como na gestão da saúde.

Para entender quem são esses militares e o que pensam sobre o país, o Café da Manhã desta quarta (3) conversa com o cientista político João Roberto Martins Filho, professor da Universidade Federal de São Carlos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Guilherme Botacini, Laila Mouallem e Victor Lacombe A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.