Descrição de chapéu Café da Manhã

A politização das PMs e o alinhamento com o bolsonarismo; ouça podcast

Acenos do presidente a policiais ocorre em ambiente de agitação política nas tropas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
No domingo (28), o soldado da Polícia Militar Wesley Soares foi baleado por colegas depois de passar quatro horas dando tiros para o alto e gritando palavras de protesto no Farol da Barra, ponto turístico de Salvador. De acordo com o governo baiano, o policial enfrentava um surto.

O caso ganhou proporções nacionais e provocou tensão na PM da Bahia, que vive um estresse da tropa por conta da pandemia e de uma agitação em suas bases. O deputado estadual Soldado Prisco (PSC) convocou um motim depois da morte do policial, e a deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PSL) chamou Soares de “herói”.

O Café da Manhã desta quinta-feira (1) conversa com Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sobre as influências políticas nas PMs do Brasil e o alinhamento das tropas com o bolsonarismo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Guilherme Botacini, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.