Descrição de chapéu Café da Manhã

Coágulos após vacinação são 'eventos muito raros', diz especialista; ouça podcast

Epidemiologista diz que é preciso tranquilizar população sobre imunizante da AstraZeneca, que teve uso suspenso entre grávidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou a suspensão imediata da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 em gestantes. A decisão foi tomada diante da notícia de que uma mulher grávida no Rio de Janeiro desenvolveu trombose e morreu após receber o imunizante

Especialistas dizem que os benefícios da vacinação são maiores do que o risco de efeitos colaterais mais graves, que são considerados “eventos muito raros”. A vacina da AstraZeneca chegou a ter o uso suspenso em países da Europa depois que foram registradas reações adversas, mas a aplicação foi recomendada pela agência reguladora do bloco.

No episódio desta quarta (12), o Café da Manhã conversa com a epidemiologista e professora da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) Ethel Maciel sobre o que a recomendação da Anvisa significa, e porque a vacina é segura e eficaz.

“Comparado com as pessoas que tiveram a doença e morreram, as vacinas são muito seguras. Nós já temos muitas pessoas que receberam a vacina, com pouquíssimos efeitos adversos”, afirma a epidemiologista.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.