Como o depoimento de Mandetta na CPI da Covid pode complicar situação de Bolsonaro; ouça podcast

Senador Renan Calheiros, relator da comissão, diz que declarações são graves e apontam crimes do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CPI da Covid começou os trabalhos investigativos nesta terça-feira (4) com um depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro em abril do ano passado, depois de atritos sobre a gestão da pandemia.

O depoimento de Mandetta foi o primeiro de uma série agendada para esta semana na comissão, que vai receber o também ex-ministro da Saúde Nelson Teich e o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga. O general Eduardo Pazuello falaria nesta quarta (5), mas a participação dele foi adiada para 19/5.

Aos senadores, Mandetta disse que Bolsonaro contrariou orientações do Ministério da Saúde baseadas na ciência e que o governo quis mudar a bula da cloroquina por decreto, para que o remédio pudesse ser usado contra a Covid-19. O medicamento é ineficaz contra a doença.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, disse que as declarações de Mandetta são graves e relevantes --e apontam crimes cometidos por Bolsonaro.

No episódio desta quarta-feira (5), o Café da Manhã ouve Renato Machado, repórter da Folha em Brasília. Ele conta como foi o primeiro dia de depoimentos na CPI, qual a estratégia dos senadores e como o discurso de Mandetta pode complicar a situação de Bolsonaro.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Marina Dias, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.