Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica mercado de criptomoedas e analisa o futuro do dinheiro; ouça

Bancos centrais pelo mundo, inclusive no Brasil, estudam a criação de moedas digitais oficiais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Banco Central está estudando formas de implementar uma moeda digital oficial no Brasil até 2022. O real digital seria baseado na mesma tecnologia das criptomoedas. Segundo o presidente do BC, Roberto Campos Neto, eles estão trabalhando na produção de um relatório com alternativas pra implementação da medida até 2022.

Ao contrário das criptomoedas tradicionais, as moedas digitais oficiais são centralizadas pelas autoridades monetárias e não são anônimas. Iniciativas deste tipo estão sendo avaliadas no Reino Unido e no Japão, e o projeto da China é o mais avançado: o país já começou os testes da própria moeda digital.

No episódio desta segunda-feira (3), o Café da Manhã entrevista o colunista da Folha Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Ele explica o funcionamento das criptomoedas e como seria a existência de uma moeda digital no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.