Descrição de chapéu Café da Manhã oriente médio

Podcast explica o agravamento da crise entre Israel e Palestina; ouça

Ao menos 109 palestinos e 7 israelenses morreram nos confrontos entre o grupo Hamas e o exército de Israel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Exército israelense atacou nesta sexta-feira (noite de quinta no Brasil) a Faixa de Gaza, na primeira ação terrestre desde que começou a troca de foguetes e mísseis entre o Exército de Israel e o Hamas. A ação é um sinal do agravamento das tensões na região.

Tropas israelenses se concentraram na fronteira, e militantes do Hamas mantiveram disparos de foguetes. Essa nova fase de ataques foi desencadeada por uma disputa em Jerusalém Oriental, de onde famílias palestinas podem ser expulsas.

Desde o início desta nova fase do conflito, ao menos 116 pessoas morreram —109 em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, e 7 em Israel, de acordo com autoridades médicas israelenses. Mais de 500 ficaram feridas.

No Café da Manhã desta sexta-feira (14), o jornalista Diogo Bercito, que foi correspondente da Folha em Jerusalém e assina o blog Orientalíssimo, analisa o contexto político e explica o que está por trás desses confrontos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.