A queda do ministro que conduziu uma agenda antiambiental do Meio Ambiente; ouça

Investigado, Ricardo Salles pede demissão no mesmo dia em que Bolsonaro é citado na CPI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro Ricardo Salles, que conduziu uma agenda antiambiental no Meio Ambiente, pediu demissão nesta quarta-feira (23). Alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal sobre suposto favorecimento a madeireiros, o agora ex-ministro deixa como legado o avanço recorde no desmatamento da Amazônia, um salto de queimadas na floresta e no Pantanal e órgãos e normas ambientais esvaziados.

A exoneração ocorreu no dia em que a CPI da Covid ouviu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser citado em relato sobre práticas suspeitas na negociação de vacinas. O novo ministro é Joaquim Pereira Leite, secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta e egresso da Sociedade Rural Brasileira.

O Café da Manhã desta quinta-feira (24) trata do contexto político da exoneração de Salles com o repórter Igor Gielow. Os retrocessos no Meio Ambiente e o futuro da pasta são o tema da conversa com a jornalista Ana Carolina Amaral, que assina o blog Ambiência na Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles, Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Juliana Deodoro, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.