Descrição de chapéu Café da Manhã Ásia

Aos 100 anos, como o Partido Comunista controla o Estado e a vida dos chineses; ouça podcast

Com 92 milhões de filiados, legenda ocupa papel que chega a ser confundido com o aparato estatal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Partido Comunista da China completa cem anos com uma presença tão forte na vida da população chinesa que as funções da legenda chegam a ser confundidas com o próprio aparato estatal.

No noticiário e na internet, o discurso é filtrado pelas diretrizes ideológicas do partido, que tem 92 milhões de filiados. Nas atividades mais corriqueiras, como pagar um café com a carteira digital, há atuação do partido.

No relacionamento dos cidadãos com o poder público, as comunas de bairro orientam as pessoas sobre medidas sanitárias, obras, contagem do censo e, mais recentemente, a fila da vacina contra a Covid. Nacionalista, o partido reprime opositores e tenta expandir a influência do país no cenário global.

Para entender a China, é essencial entender como o partido opera dentro da sociedade. O Café da Manhã desta quarta-feira (30), explica como a legenda controla o Estado, o poder e até a vida dos chineses. Para isso, o podcast ouve o jornalista Igor Patrick, que assina na Folha o blog e a newsletter “China, Terra do Meio”.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Juliana Deodoro, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.