Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Figuras gays de animações saem do armário em 'rebranding'; ouça podcast

Produtores e estúdios têm reconhecido a sexualidade de figuras da TV, que já eram motivos de rumores entre o público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lindinha, Docinho e Florzinha são as principais personagens de "As Meninas Superpoderosas", o desenho animado do Cartoon Network, do fim dos anos 1990. Mas, quem tem ganhado destaque no Mês do Orgulho LGBT é Ele, um dos vilões da série, que tinha os pulsos desmunhecados e um visual considerado afeminado.

Assimo como Ele, outros personagens de animações, como Bob Esponja e Betty, de "Rugrats: Os Anjinhos", que nunca foram oficialmente declarados membros da comunidade LGBT, estão sendo identificados como tal.

ilustração personagens gays
Montagem com personagens de desenhos que geram identificação com LGBTs ou que foram oficializados como queer - Márcio Sampaio

O Expresso Ilustrada dessa semana comenta sobre essa série de personagens de vários canais, como Disney, Cartoon e Nickelodeon, que têm saído do armário e também analisa os fatores que criaram essa onda colorida só agora.

Para isso, participam do episódio o repórter da Ilustrada Leonardo Sanchez, o dublador e criador da animação para adultos "Super Drags" Fernando Mendonça, e Renan Quinalha, professor da Unifesp e autor de "Contra a Moral e os Bons Costumes".

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva, e o roteiro é de Isabella Menon e Carolina Moraes, que também apresentam o episódio.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

0
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.