Os impactos das manifestações contra Bolsonaro; ouça podcast

Manifestações reuniram milhares em todas as capitais, pedindo vacina, auxílio emergencial e a queda do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lideradas pela esquerda, milhares de pessoas foram às ruas em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro no sábado (29). As manifestações aconteceram em todas as capitais, com maior volume em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os manifestantes pediam vacinas, auxílio emergencial e a queda de Bolsonaro. Os atos acontecem num momento em que o governo se vê acuado por uma CPI, números fracos na economia e uma queda na popularidade.

A oposição viu a adesão aos protestos como mais um fator a desgastar Bolsonaro. O PT evitou vincular os atos a Lula, principal adversário do presidente na eleição do ano que vem. Já Bolsonaro reagiu com ironia: destacou a participação da esquerda nos atos, disse que as ruas estavam vazias e tentou ligar os manifestantes ao uso de drogas.

No episódio desta terça-feira (1º), o Café da Manhã ouve Marcos Nobre, professor de filosofia da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Ele analisa o que motivou os protestos e discute os efeitos dos atos agora e nas eleições de 2022.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.