Descrição de chapéu Moda Expresso Ilustrada

Podcast discute como Zuzu Angel se tornou a maior estilista do país

Artista, que foi morta pela ditadura militar, assim como um de seus filhos, faria cem anos neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Zuleika Angel Jones, que ficou conhecida como Zuzu Angel, se alçou a maior estilista do país e brilhou no exterior ao vestir estrelas de Hollywood. O fato de ser mãe influenciou toda a sua obra e também seu destino —ela causou a ira da ditadura militar no Brasil a ponto de ser morta pelo regime.

Isso porque o estudante de economia e militante Stuart Angel, seu filho primogênito, foi torturado e morto pela ditadura. Desde então, Zuzu passou a vida reivindicando o corpo do filho, e chegou a pedir isso numa carta endereçada ao presidente da época, o general Ernesto Geisel.

Se estivesse viva, a artista completaria cem anos. Em homenagem ao centenário, o Expresso Ilustrada conta como a Zuleika se tornou Zuzu e pôs o Brasil no mapa da moda internacional, debate como a maternidade influenciou sua produção e reconstitui como ela foi morta pela ditadura.

Para isso, participam do podcast Pedro Diniz, jornalista de moda que foi colunista da Folha entre 2014 e 2019 e teve acesso ao acervo do Instituto Zuzu Angel, e o estilista brasileiro Ronaldo Fraga, que teve sua obra influenciada.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva, e o roteiro é de Isabella Menon e Carolina Moraes, que também apresentam o episódio.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

0
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.