Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Como respeitar o tempo do outro? Ouça o Meu Inconsciente Coletivo

Em podcast, Tati Bernardi conversa com psicanalista sobre o senso de urgência nas relações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diante da nossa urgência, como respeitar o tempo do outro? Este é o tema do episódio desta sexta-feira (23) do Meu Inconsciente Coletivo. Nesta segunda temporada do podcast, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi continua conversando com grandes psicanalistas, psicólogos e psiquiatras sobre os temas recorrentes em suas sessões de terapia. Os novos episódios são sobre o amor e tratam de temas como ciúmes, paixão, possessividade, sexo e medo do abandono.

Ouça o episódio:

Neste episódio, a convidada é a psicanalista e especialista em educação não-violenta Elisama Santos. "No início das relações amorosas a gente não se relaciona com a pessoa, a gente se relaciona com as nossas projeções e fantasias. Nossa mente vai remendando a pessoa e construindo a imagem que a gente quer. Quando você tem urgência e a pessoa não te dá essa presença, você continua convivendo com a sua fantasia”, diz Elisama.

“Às vezes a gente não consegue lidar com uma dose muito real do outro —e também apresentar para ele os nossos lados difíceis de lidar. Afinal, se eu não consigo dar conta do outro sendo ele quem é, eu tenho medo que ele não dê conta de mim sendo eu quem eu sou."

Participam ainda desta temporada a psiquiatra e escritora Natália Timerman; o psicanalista e professor Alexandre Patrício; o casal de psicanalistas e escritores Diana e Mario Corso e o psicanalista Guilherme Facci, que é cofundador do grupo de pesquisas e estudos Estilo & Formalização - Psicanálise e Lógica.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. A edição de som é de Natália Silva.

A primeira temporada do Meu Inconsciente Coletivo, também disponível nos aplicativos, foi publicada no primeiro semestre do ano e tratou de temas como solidão na maternidade, crises de pânico, fetiches e conservadorismo.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.