Descrição de chapéu Café da Manhã datafolha

Datafolha: os motivos da erosão de Bolsonaro e a ascensão de Lula; ouça podcast

Pesquisa mostra que petista pode vencer presidente por 58% a 31% em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pesquisa do Datafolha sobre as eleições de 2022 divulgada na sexta (9) mostrou que o ex-presidente Lula (PT) ampliou sua vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em um cenário de primeiro turno, o petista tem 46% dos votos, contra 25% de Bolsonaro, 8% de Ciro Gomes (PDT) e 5% do governador paulista João Doria (PSDB).

Com esses números, Lula tem chances de vencer no primeiro turno —ele teria 52% dos votos válidos, no limite da margem de erro. Em um eventual segundo turno com Bolsonaro, o petista marca 58% contra 31% do atual mandatário.

Bolsonaro também atingiu o pior nível de reprovação desde o começo do mandato: 51% dos brasileiros acham o governo dele ruim ou péssimo.

No episódio desta segunda (12), o Café da Manhã conversa com o editor de política da Folha, Eduardo Scolese. Ele analisa as tendências por trás dos números do Datafolha, discute cenários possíveis para 2022 e avalia o impacto das denúncias de corrupção no governo para a imagem de Bolsonaro.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.