Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Fenômeno drag paraense se monta com Corote e bitucas de cigarro; ouça podcast

Expresso Ilustrada analisa trajetória das Themônias, grupo de montação que se apoia na estética no tecnobrega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Criado em 2014, o grupo paraense das Themônias é conhecido por converter a estética das festas de aparelhagens e do tecnobrega, os figurinos do Festival de Parintins e figuras ancestrais em drag queens monstruosas.

As Themônias emergem no que chamam de "estética do grotesco" e se montaram com restos de garrafas de Corote, bitucas de cigarro, vestidos imensos feitos de plástico, maquiagens com pigmentos comprados em casas de tempero e plantas locais.

Elas incorporam o tecnobrega em seu estilo, tanto pela estética futurista quanto pela cultura do sample.

“A gente não tem o dinheiro que uma artista como Lady Gaga ou Rihanna têm, mas o tecnobrega pega a melodia delas e a transforma com uma letra em português, falando de outras questões”, afirma Rafael Bqueer, uma das themônias, que está gravando um documentário sobre o grupo para o Instituto Moreira Salles, com lançamento previsto para o fim deste ano.

O Expresso Ilustrada dessa semana é sobre a trajetória das Themônias, sua organização em casas familiares e relações com o tecnobrega.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada, podcast de cultura da Folha, discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Laila Mouallem, e o roteiro é de Lucas Brêda e Marina Lourenço, que também apresentam o episódio.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

0
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.