O que a decisão de Simone Biles ensina sobre a coragem de desistir; ouça podcast

Uma das melhores atletas do mundo, ginasta americana resolveu não participar de duas finais nas Olimpíadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Simone Biles, a ginasta americana que é considerada a melhor atleta de sua modalidade, surpreendeu o mundo ao desistir de participar de duas provas finais nas Olimpíadas de Tóquio.

A americana chegou aos Jogos com a expectativa de levar várias medalhas de ouro para os EUA —e a pressão que isso acompanha.

Depois de erros e uma nota insatisfatória para os padrões da atleta, a ginasta decidiu não continuar na disputa. Ela disse que precisa “lutar contra a própria mente para ter autoconfiança" e que cuidaria de sua saúde mental.

Uma das finais da qual Biles desistiu, a prova individual, acontece na manhã desta quinta-feira (29).

Neste episódio, o Café da Manhã discute a dificuldade de desistir e de reconhecer os próprios limites quando necessário —além da importância de valorizar a saúde mental. O podcast ouve a psicanalista Anne Egídio.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores. O roteiro teve participação de Angela Boldrini. A produção é dela, de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.