Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Por que testamos a sobrevivência do amor? Ouça o Meu Inconsciente Coletivo

Tati Bernardi fala com psicanalista sobre a provocação feita por quem está apaixonado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Qual a diferença entre a provocação de quem está apaixonado e a vontade de destruir um relacionamento? Até onde vale testar o objeto amado? Este é o tema do episódio desta sexta-feira (30) do Meu Inconsciente Coletivo.

Nesta segunda temporada do podcast, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi continua conversando com grandes psicanalistas, psicólogos e psiquiatras sobre os temas recorrentes em suas sessões de terapia. Os novos episódios são sobre o amor e tratam de temas como ciúmes, paixão, possessividade, sexo e medo do abandono.

Ouça o episódio:

Neste episódio, o convidado é o psicanalista e professor Alexandre Patrício, mestre em psicologia clínica pela PUC-SP. "O autossacrifício vem da pulsão de morte, do instinto de morte, da destrutividade. E isso retorna para você. Você volta pra posição de sofrimento. Quanto mais raiva, quanto mais teste você faz para o objeto sobreviver, mais alto é o preço que você paga", diz.

Participam ainda desta temporada a psicanalista e especialista em educação não-violenta Elisama Santos; a psiquiatra e escritora Natália Timerman; o casal de psicanalistas e escritores Diana e Mario Corso e o psicanalista Guilherme Facci, que é cofundador do grupo de pesquisas e estudos Estilo & Formalização - Psicanálise e Lógica.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. A edição de som é de Natália Silva.

A primeira temporada do Meu Inconsciente Coletivo, também disponível nos aplicativos, foi publicada no primeiro semestre do ano e tratou de temas como solidão na maternidade, crises de pânico, fetiches e conservadorismo.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.