Descrição de chapéu Café da Manhã

'Governos foram coniventes' com politização das PMs, diz Paulo Hartung; ouça podcast

Ex-governador do Espírito Santo enfrentou motim de policiais em 2017 e diz que movimentos têm articulação nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez ontem um alerta a outros estados sobre um risco de infiltração bolsonarista nas polícias militares. O tucano falou sobre o assunto ao defender a decisão de afastar um coronel da ativa da PM que tinha feito uma convocação para o protesto bolsonarista de 7 de setembro.

Doria disse que a inteligência da Polícia Civil de São Paulo indica um crescimento de um movimento autoritário nas polícias.

Nos últimos anos, motins de PMs têm acontecido em vários estados, como a Bahia e o Ceará. Movimentos do tipo acendem um alerta sobre o tema e fazem crescer o temor de que as polícias possam apoiar uma eventual tentativa de ruptura democrática no Brasil.

O Café da Manhã desta terça-feira (24) conversa com o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, que enfrentou um motim da PM em 2017 —e hoje diz que "alguns governadores do presente e do passado" foram coniventes com a politização das polícias.

"Quem planta vento muitas vezes é o próprio a colher tempestade. Precisamos olhar os passos que estamos dando pra construir uma sociedade que tenha instituições democráticas fortes", diz o ex-governador.

No podcast, ele avalia até onde vai a politização das polícias, como é a articulação nacional desses movimentos e quais os riscos que eles representam para a democracia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meirele e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.