Descrição de chapéu Café da Manhã

O desfile militar de Bolsonaro e a exploração política das Forças Armadas; ouça podcast

Blindados da Marinha passaram pela praça dos Três Poderes no dia da análise da PEC do voto impresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio a uma crise entre Poderes, um desfile militar patrocinado pelo presidente Jair Bolsonaro reuniu ontem cerca de 40 veículos, entre blindados, caminhões e jipes. Eles passaram pela praça dos Três Poderes, onde ficam o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

Bolsonaro acompanhou o desfile na rampa do Planalto, acompanhado pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. A parada militar foi vista no meio político como uma tentativa do presidente de demonstrar força, pressionar os outros Poderes e politizar as Forças Armadas.

O desfile ocorreu no dia em que a Câmara dos Deputados se preparava para votar a proposta que poderia implementar o voto impresso no Brasil, uma bandeira de Bolsonaro, que tem atacado o Judiciário e feito acusações infundadas ao sistema eleitoral brasileiro. O projeto foi rejeitado: teve 229 votos, mas precisava de 308 para ser aprovado.

No episódio desta quarta-feira (11), o Café da Manhã ouve o repórter Igor Gielow. Ele explica esse novo episódio de exploração política das Forças Armadas e analisa se a democracia corre risco no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.