O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou no sábado (15) que vai pedir ao Senado o impeachment dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Os magistrados são alvos frequentes dos ataques do presidente, mas por razões diferentes.
Moraes é responsável pela prisão de aliados de Bolsonaro, como o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) e o presidente do PTB, Roberto Jefferson. Já Barroso é presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que Bolsonaro acusa de fraude como parte de seus ataques golpistas ao sistema eleitoral brasileiro.
No episódio desta terça-feira (17), o Café da Manhã conversa com o professor da faculdade de direito da USP Rafael Mafei sobre o significado jurídico e político do pedido de impeachment apresentado por Bolsonaro —e sobre as chances de ele prosperar no Senado.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.