Descrição de chapéu Café da Manhã

O que a fala sobre universidades 'para poucos' revela sobre gestão do MEC; ouça podcast

Ministro Milton Ribeiro faz menos barulho que antecessor, mas também conduz agenda ideológica na pasta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na terça-feira (10), em entrevista à TV Brasil, o ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, disse que a universidade “deveria ser para poucos”. A frase gerou críticas nas redes sociais e trouxe o pastor presbiteriano para o centro de uma controvérsia —o que acontece com bem menos frequência do que com o seu antecessor, Abraham Weintraub.

Mas a gestão de Ribeiro não é menos ideológica do que a do ministro que caiu depois de pedir a prisão de ministros do STF. Ribeiro disse na mesma entrevista que um reitor de universidade federal não pode ser “esquerdista” —e Bolsonaro já interferiu diversas vezes em instituições para escolher reitores alinhados com o seu projeto político.

No episódio desta sexta (13), o Café da Manhã conversa com o repórter da Folha em Brasília Paulo Saldaña sobre o que está acontecendo no MEC e por que o atual ministro não é tão diferente dos antecessores.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.