Descrição de chapéu Café da Manhã

O que dizem os estudos sobre uma possível 3ª dose da vacina contra a Covid; ouça podcast

Pesquisadores apontam que grupos podem se beneficiar de dose extra, mas tema ainda causa controvérsia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em diversos estados do Brasil, a vacinação avançou e chegou aos adolescentes. Agora, a discussão é se os primeiros grupos imunizados no país, como os idosos, precisam de uma dose de reforço.

Um estudo feito pelo Instituto do Coração e pela Universidade de São Paulo, divulgado na segunda-feira (23), apontou que pessoas com mais de 55 anos imunizadas com a Coronavac podem se beneficiar da aplicação de uma terceira dose.

A discussão não envolve só a vacina produzida pelo Instituto Butantan. Outros países, como Estados Unidos e Israel, já tomaram decisões favoráveis à aplicação de doses de reforço de vacinas como a da Pfizer.

O tema não é consenso. A Organização Mundial da Saúde se posicionou contra a aplicação da terceira dose agora e defendeu que vacinas devem ser doadas a países que estão com dificuldades de aplicar até a primeira dose.

No Café da Manhã desta quarta-feira (25), a repórter da Folha Ana Bottallo explica o que dizem os estudos sobre a necessidade de uma terceira dose e o que pesa para os governos decidirem se essa aplicação será feita.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.