Descrição de chapéu Café da Manhã STF

Aonde Bolsonaro quer chegar com campanha contra urna eletrônica; ouça podcast

Mesmo sem provas de fraude, presidente intensificou acusações contra o sistema de votação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde a sua live semanal, na última quinta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) bate na mesma tecla quase diariamente e tenta levantar suspeitas sobre a urna eletrônica –mesmo admitindo não ter provas de fraude nas eleições.

Bolsonaro também vem atacando o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luis Roberto Barroso, ao dizer que o ministro não defende a transparência na votação e que ele atua a favor da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A sequência de ataques provocou uma reação em conjunto: nove ministros do Supremo Tribunal Federal e ex-presidentes do TSE divulgaram uma nota para rebater Bolsonaro e defender a votação eletrônica. O texto lembra que a urna é auditável e que a divulgação dos resultados é pública.

No episódio desta terça-feira (3), o Café da Manhã trata da campanha do presidente contra as urnas eletrônicas. Marcus André Melo, professor de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco e colunista da Folha, analisa os objetivos políticos de Bolsonaro ao levantar suspeitas sem provas sobre o sistema de votação.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Angela Boldrini, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.