Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que Bolsonaro não vai desistir do voto impresso, mesmo após derrota; ouça podcast

Governo não conseguiu maioria necessária na Câmara para aprovar proposta quem mudaria sistema eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o voto impresso diversas vezes. Ele levantou suspeitas de fraude eleitoral, incentivou protestos contra a urna eletrônica, atacou ministros do Supremo Tribunal Federal e fez várias declarações golpistas.

Mas, nesta terça-feira (10), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do voto impresso foi derrotada na Câmara dos Deputados. Foram 229 votos a favor, 218 contra e uma abstenção. Eram necessários ao menos 308 votos favoráveis entre os 513 deputados.

Horas depois do resultado, nesta quarta-feira (11), Bolsonaro manteve os ataques à Justiça Eleitoral e as insinuações sem provas sobre a segurança das eleições brasileiras. Em conversa com apoiadores, ele afirmou que o resultado das eleições do ano que vem não será confiável.

Para entender como o presidente deve explorar as acusações de fraude eleitoral a partir de agora e o que os números da votação revelam sobre a base do governo, o Café da Manhã desta quinta (12) conversa com o repórter Fabio Zanini.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.