Descrição de chapéu Café da Manhã

Bolsonaro é um cérebro em luta com a linguagem, diz autor; ouça podcast

No Café da Manhã, Sérgio Rodrigues analisa o vocabulário da crise política e as disputas ideológicas na língua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar das raízes nas pautas autoritárias e na retórica golpista do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os protestos que acontecem nesta terça-feira (7) são propagandeados por apoiadores do governo como atos em defesa da liberdade de expressão.

"Existe uma disputa política pela palavra liberdade, que é uma palavra já bastante cheia de significados", diz o escritor e jornalista Sérgio Rodrigues no episódio desta segunda-feira (6) do Café da Manhã. "Agora, a liberdade de expressão vira uma bandeira dos defensores de menos liberdade."

Na atual crise política do país, palavras como essa podem ter seu significado alterado —ou ser interpretadas de modo diferente, dependendo de quem as diz.

Autor do livro "Viva a Língua Brasileira" (Companhia das Letras), Rodrigues avalia no podcast o emprego das palavras em meio a disputas ideológicas no Brasil e analisa o uso que os políticos fazem da língua —como no caso de Bolsonaro.

"Bolsonaro é uma pessoa com muita dificuldade de expressão", diz o autor, que também é colunista da Folha. "O que nele passa por autenticidade muitas vezes é uma absoluta incapacidade de formular um pensamento. É um caso bastante grave de um cérebro em luta com a linguagem."

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Angela Boldrini e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.